Autopeças - Emita as notas corretas e economize na sua carga tributária
- Premier Soluções

- 9 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2025

As autopeças muitas vezes deixam de emitir as notas fiscais referentes as vendas de peças, para emitir uma nota de serviços com o valor das vendas somados aos de mão de obra. Porém, se soubessem que os seus produtos de autopeças são na maioria das vezes inclusos no regime monofásico de PIS e COFINS, onde estes impostos já vem recolhidos de fábrica ou pelo importador, além do ICMS ST que já vem recolhidos nas suas notas fiscais de compras, gerando uma economia tributária sobre essas vendas.
PIS e COFINS monofásicos
O que é a tributação monofásica do PIS e COFINS? A tributação monofásica é um tipo de regime tributário que garante que o PIS e a COFINS sejam pagos uma única vez pelo produtor ou importador do produto.
Alguns dos produtos que estão inclusos neste regime monofásico são: as autopeças, pneus, gasolina, óleo diesel, álcool hidratado para fins carburantes...
ICMS ST - Substituição Tributária
As peças automotivas também estão inclusas no regime de Substituição tributária de ICMS, com isto, não sendo devido o imposto sobre as vendas destes produtos.
Apuração de impostos sobre as vendas e serviços
Ao serem calculados os impostos a serem recolhidos pelas empresas de autopeças, devem ser separados os produtos que estão neste regime monofásico e ST, dos demais produtos que são tributados, para que não haja a cobrança dos impostos de PIS, COFINS e ICMS novamente.
Mesmo estando no regime de tributação Simples Nacional, as empresas de autopeças podem utilizar dessa separação, e consequentemente economizar ainda mais na sua carga tributária.
Exemplo de compensação dos tributos monofásicos e ST no Simples Nacional
As empresas com faturamento anual de até 180 mil, estão enquadradas na faixa inicial do Simples Nacional, sendo que se a empresa optar por emitir apenas a nota fiscal de serviços com o valor total da mão de obra e da venda de peças, ela terá que recolher sobre o valor emito o percentual de 6%. Sendo que, se realizar a separação e emissão das notas fiscais de vendas de produtos, ela pagará sobre estes produtos apenas o percentual de 2,02%.
A falta de uma boa assessoria, acaba fazendo com que a empresa tenha uma perda na sua carga tributária, fazendo com que pague mais impostos do que o devido.
Entre em contato com a nossa equipe, e saiba mais sobre o assunto.
.png)
Comentários